top of page
  • Foto do escritorO INCONFIDENTE

CONTRA A FALTA DE TRANSPARÊNCIA ... MARCHAR...MARCHAR


Tem sido muito importante para nós colaborar com o Página Um. Acho que se juntou a fome com a vontade de comer já que o Pedro Almeida Vieira corta a direito no sentido de obter total transparência por parte das entidades públicas no sentido de dar as melhores noticias e, quantas vezes, as noticias que mais ninguém dá. Pelo nosso lado, como grande parte dos nossos processos são hoje contra o Estado, nas suas várias formas, estamos em casa quando colaboramos com o Página Um.

Apesar de já estarmos habituados, não deixamos de ficar espantados com a falta de transparência por parte da administração pública. Quando falamos de dados de saúde de uma situação que ainda está em curso como é o caso da Covid-19, com os dados da mortalidade em contexto hospitalar, com os números dos efeitos secundários das vacinas, etc...etc...a coisa assume uma dimensão diferente. Quando a isso juntamos o desaparecimento de bases de dados que sempre foram publicas e de acesso livre, pior fica. Pois é o que está a suceder. E é contra isso que o Página Um batalha e é contra isso que nós batalhamos.

Mas o obscurantismo da administração pública é transversal. Desde o Estado Central até à administração local. Todos se comportam como se fossem donos da informação e dos documentos quando na realidade há um principio geral de acesso a essas informações e a esses documentos e só excepcionalmente esse acesso pode ser negado, e ainda assim, essa decisão deverá ser fundamentada.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page