NOVOS PLANOS …velhas GUERRAS
- O INCONFIDENTE
- 10 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Temos andado um pouco afastados deste espaço, mas acreditem, tem sido por boas razões, senão vejamos.
Criamos uma campanha de crowdfunding. Já explicamos porquê e para quê.
Criamos um novo site para dar apoio à campanha de crowdfunding
Temos projectos em andamento que serão financiados através dos valores angariados pelo crowdfunding.
Um crowdfunding para angariar fundos que permitam intentar acções relacionadas com questões ambientais e/ou urbanísticas. Muitas destas questões têm uma particularidade muito complicada. Afectam ou podem afectar toda uma comunidade ou um grupo bastantes alargado de pessoas e aparentemente não afectam ninguém em particular. As questões ambientais têm essa característica que as fazem passar despercebidas. São muito difusas.
Apesar de serem difusas podem causar danos enormes a toda uma comunidade, à biodiversidade de toda uma região, aos recursos hídricos…e por isso há a necessidade de as colocar à prova perante um tribunal, olhar para o processo administrativo que conduziu a administração pública a tomar determinada decisão (descobrem-se lá tantas coisas que de outro modo nunca saberíamos…).
Com isto, é a comunidade que vai beneficiar, é a administração que, eventualmente , se vai tornar mais transparente e mais cuidadosa no modo como toma decisões.
Deixem-me dar-vos alguns exemplos.
Uma construção que só pode ser classificada como ilegal em plena arriba e em plena zona integrada na orla costeira, uma ponte

Uma ponte para a desgraça a ser construída em Faro …

Documentos pedidos à administração, seja administração local ou central, mas que sistematicamente são recusados.
A miserável gestão da água que tem sido feita, nomeadamente em territórios como o Sudoeste Alentejano, com especial preponderância para o concelho de Odemira. É ver a reportagem da RTP a propósito deste assunto.

E ainda a propósito da água, estamos a preparar algumas iniciativas que nos ajudarão a perceber o escândalo que tem sido a gestão da água, nomeadamente, no perímetro de rega do Mira e no Algarve, bem como dados sobre a qualidade da água que bebemos.
Se te inscreveres no nosso site para receberes a nossa newsletter ficarás a par de tudo…

Plantações de abacate cuja viabilidade é inexistente (algo já declarado pela CCDR Algarve), mas que continuam no mesmo local. Sem que nada, nem ninguém as consiga remover. Entretanto, uma ribeira desviada, e abacates em cima de zona de infiltração máxima.
Está neste momento a acontecer em Barão de São João, concelho de Lagos.
A lista poderia continuar, não só no Algarve, mas relativamente a muitas outras regiões de Portugal.
Neste momento atravessamos um momento muito esquisito. As energias que supostamente nos deviam salvar da catástrofe ambiental, são elas mesmas destruidoras de biodiversidade, de solo agrícola, contribuem para a diminuição das áreas de infiltração, ou têm perigos ainda não conhecidos, mas que careciam de maior cuidado na sua aplicação. Estamos a falar, essencialmente, das fotovoltaicas e das eólicas.
A ideia de um fundo ambiental suportado por um processo de crowdfunding é que com um pouco de muitos possamos fazer muito por todos.
Aquilo que seriam custos incomportáveis para uma pessoa ou para um grupo limitado de pessoas, passam a ser custos de uma comunidade unida no propósito de melhorar o planeta.
É por isso que conto com a tua ajuda. Desde logo de TRÊS formas. A partilhar esta mensagem, a inscrever-se no nosso site ou nesta newsletter e dessa forma a receber todas as actualizaões daquilo que formos fazendo e, se te for possíve,l ajudar a nossa causa fazendo uma doacção, seja através do CROWDFUNDING, seja através da nossa conta PayPal
Comments